A Academia FIESC de Negócios promove uma imersão sobre o “Fator Tarifaço” nos dias 21 e 22 de maio, na sede da FIESC em Florianópolis. O evento reunirá especialistas como Marcos Troyjo, Oliver Stuenkel, Constantin Jancsó e Fabrizio Sardelli Panzini.
Com o objetivo de preparar as indústrias catarinenses para os desafios decorrentes da nova geopolítica e das tensões no comércio internacional, a imersão focará em como líderes e profissionais estratégicos podem compreender, antecipar e agir de forma competitiva diante dessas transformações, transformando riscos em oportunidades de crescimento e vantagem estratégica.
As vagas para o encontro são limitadas, e as inscrições estão disponíveis aqui.
A programação contará com a participação de renomados profissionais: Oliver Stuenkel, especialista em risco geopolítico e colunista do Estadão e da Foreign Policy; Constantin Jancsó, economista do Bradesco; Marcos Troyjo, cientista político e membro do Conselho do Futuro Global do Fórum Econômico Mundial; Fabrizio Sardelli Panzini, diretor de políticas públicas e relações governamentais na AMCHAM, além de especialistas da FIESC.
Além do networking, os participantes da imersão terão a oportunidade de interagir com os especialistas em atividades práticas. O evento também apresentará o case de internacionalização da Rohden, com a participação do CEO do grupo, Jorge Luís Rohden, e do gerente de vendas internacionais da Rohden Artefatos de Madeira, Michel Cembranel.
Durante a imersão, a FIESC apresentará um estudo inédito de sua área de desenvolvimento industrial, que analisa os possíveis cenários resultantes dos efeitos do tarifaço do governo norte-americano. O objetivo é apresentar aos participantes os destinos possíveis e prováveis do excedente de exportações chinesas, auxiliando-os a identificar oportunidades e potenciais ameaças em seus respectivos mercados.
O estudo identificou todos os produtos importados da China pelos Estados Unidos, considerando as tarifas mais elevadas anunciadas, e analisou quais países poderiam absorver esse excedente, levando em conta os custos de importação para esses novos destinos, o potencial de mercado e a existência de vendas chinesas desses produtos para esses países.
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – FIESC Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas.
Fonte: Fiesc – acesso em 16/05/2025).