A Irani Papel e Embalagem, uma das principais indústrias brasileiras de embalagens sustentáveis, foi destaque na edição de 2025 do TOP 100 Open Corps, o mais importante ranking de inovação aberta do país.
Pelo quinto ano consecutivo, a companhia integrou a lista das empresas com maior performance no ecossistema de open innovation, organizada pela 100 Open Startups. O reconhecimento deste ano foi múltiplo, com a Irani garantindo:
- 3ª Colocação no setor Florestal, Celulose e Papel.
- Posição entre as 10 primeiras na categoria Middle Market.
- Presença no Ranking Geral das 100 maiores corporações.
A premiação ocorreu em uma cerimônia realizada no Copacabana Palace, na segunda-feira (17). Receberam o troféu em nome da companhia a Gerente de Marketing e Inovação, Andrea Quintana; o Gerente de Saúde, Segurança, Qualidade e Sustentabilidade, Leandro Farina; a Analista de Pesquisa e Desenvolvimento, Gabriela Madella Kranz; e o Coordenador de Desenvolvimento de Produto, Robson Diego Alves.
A presença consistente da Irani no TOP 100 Open Corps reflete o seu compromisso contínuo com a inovação e o fortalecimento de parcerias com startups. A companhia entende que a inovação aberta é um caminho fundamental para acelerar o desenvolvimento de novas soluções e garantir competitividade em um mercado em constante transformação. Como resultado dessas conexões, a empresa já conduziu mais de 30 provas de conceito, validando soluções com alto potencial de impacto para processos internos e produtos.
Iniciativas-Chave de Inovação
Entre as ações que contribuíram para o destaque nacional da empresa estão:
- Irani Labs: Quatro edições do programa de inovação aberta, além do formato contínuo Irani Labs On Demand, focado em resolver desafios específicos do negócio em parceria com as áreas técnicas.
- Conexão com Startups: A Irani já se conectou com mais de 400 startups, explorando mais de 15 temáticas estratégicas, incluindo embalagens sustentáveis, novos materiais, gestão de resíduos, tecnologias da Indústria 4.0 e inovações florestais.
- Irani Ventures: O programa de Corporate Venture Capital (CVC) da companhia realiza investimentos em startups estratégicas. Hoje, o portfólio é composto por quatro startups que atuam, principalmente, nas áreas de gestão de resíduos e novos materiais.
Sobre a Irani
Fundada em 1941 e controlada pelo Grupo Habitasul, a Irani Papel e Embalagem é uma das líderes do setor no Brasil. A empresa produz papéis para embalagens, chapas e caixas de papelão ondulado a partir de matéria-prima renovável, alinhada à economia circular. Possui produção integrada às florestas próprias e utiliza energia autogerada. Conta com unidades produtivas em Vargem Bonita (SC), Santa Luzia (MG) e Indaiatuba (SP), além da gestão de florestas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
(Fonte: Irani S/A – acesso em 24/11/2025).