
A indústria de Santa Catarina reafirmou sua posição de liderança em inovação ao ser honrada na 11ª edição do anuário “Valor Inovação Brasil”, a mais prestigiada premiação nacional para pesquisa, desenvolvimento e inovação. Embora a WEG tenha se classificado entre as dez empresas mais inovadoras do país, a premiação ressaltou o notável desempenho do setor de Celulose e Papel, com três empresas catarinenses figurando entre as cinco principais de seu segmento.
As empresas associadas ao Sindicato das Indústrias de Celulose e Papel de Santa Catarina – Sinpesc, Klabin, Irani e Smurfit Westrock, que possuem forte atuação no estado, foram reconhecidas por sua capacidade inovadora. A Klabin garantiu a segunda posição, seguida pela Irani em terceiro e pela Smurfit Westrock em quinto lugar na categoria. Esse reconhecimento consolida a posição de Santa Catarina como um polo de excelência em inovação para o setor, refletindo o compromisso das empresas locais com o avanço tecnológico e o desenvolvimento de soluções de ponta.
A presença dessas empresas na lista do anuário, fruto de uma pesquisa conduzida pelo jornal Valor Econômico em colaboração com a Strategy& (PwC), sublinha a inovação como um pilar fundamental para a competitividade e o crescimento do setor em Santa Catarina, gerando impactos positivos tanto na economia estadual quanto nacional.
(Fonte: Valor Econômico e Assessoria de Comunicação da FIESC – 01/09/2025).